domingo, 24 de novembro de 2013

Utilização de CMS para o gerenciamento dos dados em empresas


O uso de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) permite que empresas tenham total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet. Uma equipe com alguns conhecimentos básicos em informática pode gerenciar e manutenir rotinas específicas para a empresa em seu web site.

O que é CMS?

CMS - Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) refere-se a sistemas de gerenciamento onde por meio deste, todo o conteúdo de um website como notícias, eventos, galerias de imagens, itens de menu e enquetes, podem ser manipulados de maneira simples e objetiva pelo próprio cliente, eliminando assim, a contratação de um suporte externo de manutenção.

A quem se destina

O CMS é uma solução que se destina a empresas e estabelecimentos que necessitam de liberdade e agilidade para atualizar informações referentes aos seus produtos e serviços em seu web site.
O uso de CMS poderia ser aprimorado e melhorado com o uso de cookies (ver o tópico referente ao gerenciamento de Cookies como formar de auxílio para o melhoramento de extração do perfil do usuário e indicação de serviços/produtos).

Utilização e importância

Por ser um sistema user friendly (interface amigável), o CMS não impõe barreiras de utilização no quesito técnico, ou seja, qualquer usuário sendo ele um bom ou não conhecedor de informática poderá manipular os dados do web site bastando apenas que tenha acesso a um computador conectado a internet e que tenha em mãos as informações referentes às atualizações.
Através de delegações de funções específicas de acesso, o CMS pode ser manipulado por pessoas ou departamentos específicos, conforme configuração determinada pelo administrador do web site, por exemplo: o departamento de notícias somente terá acesso ao módulo de notícias, o departamento de eventos somente ao módulo de eventos.
Dentre os principais CMS utilizados destacam-se: Wordpress e o Joomla! que são sistemas em PHP, Open Source. Ambos são utilizados para criação de sites e portais. Outros exemplos de CMS são o Liferay e o Drupal onde é facilmente realizada a edição de conteúdos a partir do próprio site, podendo também ser usado para o gerenciamento de intranet.

Fonte:
http://imasters.com.br/artigo/24507/cms/18-sistemas-de-gerenciamento-de-conteudo-de-codigo-aberto-parte-03/.
http://www.s3web.com.br/site-pt-br/gerenciador-de-conteudo-cms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário