Semana passada na sala de aula abrimos um pequeno debate a respeito de como as ferramentas de busca gravam nossas preferências na hora de realizar uma compra. Hoje, navegando na internet, encontrei um post que fala justamente sobre esse assunto e gostaria de compartilhar um pouco da ideia.
O termo utilizado pelas empresas para essa prática é Retargetin, o objetivo dela é aumentar as vendas da empresa apresentando ao internauta produtos que sejam mais relevantes para ela.
Como funciona?
Apesar de trazer um novo conceito na internet, o retargeting funciona de
uma maneira mais simples do que pode parecer. Assim que o internauta
visita a loja virtual, é feita uma espécie de marcação por meio de um
cookie - arquivo gerado automaticamente pelo navegador da internet que
fica gravado no computador. O documento reúne as informações sobre os
produtos que foram buscados no site de compras. Esses são os dados
utilizados para determinar quais os anúncios mais indicados para cada
usuário. Assim, quando a pessoa acessa outros sites e blogs, é gerado um
anúncio personalizado e em tempo real com os produtos e ofertas que se
enquadrem nas preferências de cada cliente.
Conclusão
Podemos utilizar essa técnica para aumentar a visibilidade dos produtos da empresa em que trabalhamos através da simples implementação de cookies no website da empresa.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/por-que-este-anuncio-me-persegue/81708/
Nenhum comentário:
Postar um comentário