O JSON está constituído de duas estruturas:
1- Uma coleção de pares/valor.
2- Uma lista ordenada de valores.
Estas são estruturas de dados universais. É aceitável que um formato de troca de dados que seja independente de linguagem de programação se baseie nestas estruturas.
Em JSON os dados são apresentados dessa forma:
Um objeto é um conjunto desordenado de pares de nome/valor. Um objeto começa com "{" (abrir chave) e termina com "}" (fecha chave). Cada nome é seguido por ":" (dois pontos) e os pares nome/valor são seguidos por "," (vírgula).
Um valor (value, na imagem acima) pode ser uma cadeia de caracteres (string), ou um número, ou true, ou false, ou null, ou um objeto, ou um array. Estas estruturas podem estar aninhadas.
Uma string é uma coleção de nenhum ou mais caracteres Unicode, envolvido entre aspas duplas usando barras invertidas como caracter de escape. Um caracter está representado como um simples caracter de string. Uma cadeia de caracteres é parecida com uma cadeia de caracteres em C ou Java.
Um número é similar a um número em C ou Java, exceto quando não usa os números octais ou hexadecimais.
A quem se Destina:
A utilização do JSON se destina a qualquer empresa que deseja liberar informações para seus clientes utilizando Webservices, permitindo que o cliente possa se comunicar com a empresa diretamente (isso quer dizer que o cliente pode adicionar ao seu sistema rotinas para se comunicar diretamente com o seu fornecedor). A utilização do JSON não gera custo nenhum para a empresa, ela pode utilizar a tecnologia em seu Webservice sem custo.
Uso e Importância:
O JSON é utilizado em Webservices como forma padrão para troca de dados, surgiu para diminuir os custos com transferência de dados. Em comparação ao XML (hoje é muito utilizada em Webservices SOAP) o JSON tem uma redução em 50% do tamanho do arquivo contendo os mesmos dados, e em alguns casos pode chegar a uma diferença até maior. Com um menor tamanho de arquivo o JSON gera um custo com transferências bem menor se comparado ao XML, e possui uma velocidade maior para a transferência dos mesmos dados (quando comparado ao XML), já que o arquivo é bem menor, por isso, o JSON está sendo escolhido como formato padrão para transferência de dados em novas implementações de Webservices.
Fonte: http://www.json.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário